O método da água, também conhecido como método suíço, é exatamente o que o nome sugere, envolve a extração de cafeína usando somente água. Sua grande vantagem é não utilizar elementos químicos neste processo.
De uma forma simplicada, as etapas do processo são as seguintes:
Primeira etapa: Um lote inicial de grãos de café verdes é emergido em água e mantido até que seus todos seus compostos sejam absorvidos pela água. Este extrato rico em compostos do café, incluso a cafeína, passa por filtros de carbono que retêm somente a cafeína e permitem a passagem dos demais compostos. O extrato resultante é denominado Extrato de Café Verde (em inglês Green Coffee Extract - GCE), que possui todos os compostos do café, excluído a cafeína que foi filtrada.
Segunda etapa: Agora esse extrato de café verde (GCE) pode ser usado para embeber um novo lote de grãos de café verdes. Como os compostos do café já estão saturados no GCE, o único elemento que será extraído dos grãos deste novo lote é a cafeína. Novamente, o extrato resultante deste processo passa pelos filtros de carbono, que retiram a cafeína e o extrato resultante pode ser reutilizado para descafeinar novos lotes.
Terceira etapa: O café que foi descafeinado é levado para desidratação, voltando a ser um grão verde e seco, mas sem cafeína. Agora esse café pode ser torrado, como um café normal. Em paralelo, os filtros de carbono são limpos da cafeína absorvida para serem reutilizados e o processo pode ser repetido. O tempo médio de todo o processo é de 10 horas.
O café descafeinado mantém os aromas e sabores do café original e mais de 99,9% da cafeína inicial é retirada. Isso permite tomar mais cafés por dia, à noite e ainda pessoas com questões de saúde como problemas cardíacos ou intolerância à cafeína, por exemplo.
Veja o vídeo elaborado pela empresa Swiss Water para explicar o processo, de forma mais detalhada: